Os Segredos do Advogado de Sucesso #3

TODOS ELES SÃO ANTIFRÁGEIS

Imaginem aquele advogado que diante do caos, ele reage com medo, insegurança, impotência, negativismo? Trata-se de um profissional frágil, estes são paralisados pelo caos.

Agora, pense na existência de um profissional que funciona ao contrário, que quanto mais fosse exposto ao caos, às críticas, às negações houvesse evolução e ele melhorasse, o contrário de frágil; antifrágil — uma categoria de profissionais que se beneficiam com o caos.

“Apesar de percebermos apenas instintivamente, muitas coisas na vida se beneficiam do nervosismo, da desordem, da volatilidade e da agitação. O que é identificado como antifrágil é a categoria de coisas que não apenas se beneficiam do caos, mas que precisam dele para sobreviver e crescer”.

Esse é o trecho do livro: Antifrágil: Coisas Que Se Beneficiam Com o Caos, de Nassim Nicholas Taleb, que é também autor de A lógica do Cisne Negro.

No livro, o autor destaca o conceito de antifrágil e identifica sistemas, mercados financeiro, relações e evolução das espécies como proprietários de característica da antifragilidade, que é a qualidade das coisas que se beneficiam com o caos.

Para Taleb o oposto de frágil não é resiliente, sólido ou robusto. Ele traduz a ideia de uma fragilidade reversa que aponta para o oposto; a ANTIFRAGILIDADE.

O antifrágil está para além do resiliente. O resiliente resiste aos choques e permanece o mesmo, volta ao status quo, o que não é ruim; já o antifrágil aperfeiçoa-se, se desenvolve, se auto conhece, sobe de nível!

DECIDA QUEM VOCÊ DESEJA SER!

Escrever um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *