Como delegar com eficiência em 10 regras?

1. Desapego

O grande problema dos líderes é a incapacidade de desapegar a uma tarefa, achando que não exista alguém com as habilidades para realizar o trabalho com eficiência. Aprenda a deixar a preocupação excessiva e confie nos seus liderados, começando com as tarefas mais simples, gradualmente as mais complexas.

2. Prioridade

Desenvolva um sistema de prioridade para tarefas. Crie pelo menos quatro categorias, de acordo com o grau de esforço e o grau de habilidade que uma tarefa requer.

3. Porquê Delega

Diga as pessoas porquê delega e porquê a escolheu, como você espera que ajude no crescimento da empresa.

4. Jogue com os Pontos Fortes da Equipe

Um bom líder conhece os pontos fortes e fracos de cada indivíduo, incluindo suas habilidades e potenciais. A consistência da delegação ao mesmo indivíduo aumentará a produtividade.

5. Instruções

Mesmo treinando para a delegação, inclua as instruções para delegar, com suas preferências específicas para que a tarefa seja realizada, assim evitará lacunas na comunicação e trará mais eficácia.

6. Recursos e Treinamento

Seu liderado deve possuir as ferramentas, treinamento e as habilidades necessárias para realizar a tarefa de forma bem sucedida.

7. Não tenha medo de ensinar novas habilidades

Habilidades podem ser desenvolvidas, por isso não tenha medo de ensinar como parte do processo de delegação, considere um investimento. Não desenvolver você sempre terá resultados pífios, desenvolvendo você deixará o liderado apto a executar as tarefas com eficiência.

8. Follow Up

Confie a tarefa delegada, mas acompanhe (follow up), verifique se foi realizada conforme planejado para ter os resultados esperados. Incentiva mais confiança e respeito para a equipe!

9. Use o feedback para melhorar a delegação

O feedback é a parte mais importante do processo de delegação, e funciona de ambos os modos, tanto para elogios ou correções, quanto para o próprio líder melhorar sua abordagem.

10. Confie nas pessoas

Sempre comece com a confiança. Dê a chance para quem você delega a chance de fazer um trabalho por sua conta. Escute o outro, tenha empatia, assimile os valores das pessoas da sua equipe!

Escrever um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *