As 3 áreas do Direito em alta

1 Compliance

Antigamente era vista como uma área desenvolvidas por advogados criminais, pelo impacto da anticorrupção, hoje Compliance é visto por jovens advogados, que buscam o diferencial no mercado, como uma atividade atrativa e em ascensão. O Compliance exige que a empresa aja de acordo com a lei e regulamentos internos e externos. Está sempre atento aos riscos operacionais e mostra ao mercado que a empresa adota boas práticas.

2 Recuperação de Crédito

A Recuperação de Crédito, seja pela cobrança amigável ou judicial, se tornou uma área que demanda muita especialidade através de advogados com expertise, principalmente no Brasil onde temos uma justiça morosa, muita burocracia e devedores que utilizam dos mais diferentes artifícios para se furtar ao pagamento de seus credores. Anteriormente ao ajuizamento de ações é recomendável a perseguição do crédito através das vias amigáveis ou extrajudicial, por meio de notificações e acordos extrajudiciais. Mas se esta medida se mostrar infrutífera, será promovida a cobrança judicial, baseada em execução de títulos extrajudiciais ou execução de títulos judiciais, dependendo da relação que tenha originado a dívida. Se o documento tiver perdido a eficácia de título executivo, por exemplo, cheque prescrito, ainda assim é possível recuperar o crédito, através de cobrança por ação monitória, ação de locupletamento ilícito, ação de cobrança judicial.

3 Smart Contract e Blockchain

Smart Contract é um protocolo de computador auto executável, feito para facilitar uma negociação ou execução de um contrato, promove a confiabilidade em transações onlines. O objetivo principal é permitir que pessoas desconhecidas façam negócios entre si, pela internet sem a necessidade de intermédio de uma autoridade central, com todo o resguardo jurídico. O Blockchain dá a segurança da informação, afim de manter a integridade dos cripto-ativos, seguro à prova de violações, com alta tolerância à falhas bizantinas, um algoritmo presente em sistemas computacionais.

Escrever um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *