O que é Sim SWAP

É uma técnica que consiste em transferir a linha do chip de um usuário para um chip em branco, obtendo de forma rápida todos os acessos pessoais da vítima.

O fraudador compra um chip em branco e ativa o número da vítima. Quando toma posse da linha, o mesmo consegue recuperar senhas de contas via SMS e até mesmo acessar a conta do WHATSAPP.

Se o criminoso conseguir acesso ao e-mail da vítima, ele consegue recuperar o backup das conversas no seu aplicativo de mensagens.

O golpe do SIM SWAP envolve duas possibilidades: engenharia social, o criminoso com documentos falsos se passando pela vítima em uma loja, bem como, pode haver a participação de um funcionário da operadora telefônica auxiliando na liberação dos dados.

COMO DEVO ME PROTEGER?

– Fazer a AUTENTICAÇÃO EM DOIS FATORES em seu aplicativo.

FUI VÍTIMA, O QUE DEVO FAZER?

– Primeiramente, ligue para a operadora e peça auxílio. Logo após, vá pessoalmente em uma loja de sua operadora para recuperar seu número.

Se você foi vítima de crimes digitais, é importante denunciar o ocorrido e buscar seus direitos com a orientação de um Advogado Especializado.

Escrever um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *